Medelim
Conhecida por muitos como a aldeia dos balcões é uma povoação muito antiga com vestígios de habitações pré-históricas. Foi uma das cinco "colónias" romanas em que foi dividida a antiga Lusitânia e muitos dos achados arqueológicos Romanos podem ser facilmente vistos em Medelim nas construções de casas mais recentes, bem como colunas romanas a servir de bancos nas soleiras das portas. É a partir da Romanização que Medelim surge como um povoado de certa importância.
Até ao séc. XVI, viveu nesta freguesia, uma importante colónia judaica, com o seu lugar de culto: a Sinagoga. Desta comunidade, hoje em dia, resta o nome de rua da Judiaria com as bonitas casas típicas de balcão, muitas delas comunicando interiormente entre si. É um dos pontos obrigatórios e dignos de visita.
Muito em breve, Medelim abrirá ao público um museu com um rico espólio de antiguidades da freguesia e não só, que ficará situado numa casa brasonada doada à autarquia de Idanha-a-Nova por uma benemérita família local. Outros pontos de interessante visita são a rua do Espírito Santo, com a capela do mesmo nome e a conhecida casa da "Ti Paróquia" antigo local de residência dos párocos e a rua do Cavacal, assim conhecida por ter funcionado como depósito comunitário de lenha que cada habitante utilizava para cozinhar e aquecer a sua casa no inverno.
Como construções mais antigas destacamos a Capela da Misericórdia, a do Senhor do Calvário (situada num monte com o mesmo nome, de onde se desfruta uma paisagem belíssima) e a Capela de S. Sebastião.
Medelim, freguesia do município de Idanha-a-Nova, é uma povoação muito antiga com vestígios de habitações pré-históricas. Foi uma das cinco «colónias» romanas em que foi dividida a antiga Lusitânia e muitos dos achados arqueológicos Romanos podem ser facilmente vistos em Medelim nas construções de casas mais recentes, bem como colunas romanas a servir de bancos nas soleiras das portas.